Por: Gabriela Serafini

O sucesso de uma apresentação de negócios está baseado em um bom planejamento, certo? Não. Não é somente isso. O planejamento é responsável por apenas uma parte desse sucesso. A outra parte, muito importante, está na forma como cada um aproveita o momento de interação. O grande diferencial está na maneira, no jeito, como o apresentador se expressa perante seu público.

Entendendo melhor o que significa o termo expressão: é a maneira de falar, de andar, de olhar, de gesticular, de envolver. Quanto mais verdadeira e natural for essa comunicação, mais fácil será dar credibilidade e brilho à sua ideia.

  1. Explore o seu potencial, suas características ao falar e interagir. Procure identificar o que você faz bem quando se comunica. A sua emoção, a sua espontaneidade, o seu respeito pelo outro farão com que você conquiste a plateia e dê credibilidade às palavras.
  2. Antes de iniciar a sua apresentação faça um alongamento para relaxar. Respire profundamente. Imagine o sucesso do seu momento.
  3. Conheça as características da sua voz, ouça como ela é. Avalie como você pode usa-la a seu favor. Procure criar ritmos e volumes diferentes. Crie pausas. Dê relevo à fala. Demonstre entusiasmo, energia.
  4. Fale de forma calma e tranquila. Transmita segurança e confiança.
  5. Crie um clima descontraído, de conversa, de diálogo.
  6. Olhe as pessoas nos olhos. O contato visual cria proximidade. Demonstre abertura, receptividade. Seja atencioso.
  7. Procure fazer do seu corpo um aliado. Alinhando pés, pernas, coluna e cabeça você ganhará equilíbrio e flexibilidade na movimentação.
  8. Gesticule com naturalidade. Emoldure o seu discurso, dê um significado visual para as palavras chave.
  9. Use o bom-humor. Se for uma característica sua e o tema da sua apresentação permitir, aproveite para tornar a apresentação mais descontraída, leve, interessante.
  10. Se ficar ansioso, entenda o seu medo e não deixe que ele o domine. Com a prática, você terá mais tranquilidade e mais sucesso na apresentação.

O principal recado é: seja você mesmo. Haja com naturalidade. Preserve seu estilo. Pratique, aprenda, desenvolva-se sempre.
O sucesso te espera!